MTE Aumenta a fiscalização no setor de Construção Civil no Rio de Janeiro

Mesmo com a desaceleração da Economia brasileira, o setor da Construção Civil continua em crescimento, o sonho da casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros. Devido a isso, este setor é o que mais apresenta risco de acidentes aos funcionários, seja por quedas, choques, mau uso de EPI's, negligência, entre outros.

Quanto maior o número de trabalhadores, consequentemente maior ocorrência de acidentes. Para determinar esse índice foi necessário verificar acidentes registrados pelo CAT, além dos que tiveram indenização pela Previdência. É fato que muitas empresas ainda não fazem o registro, porém a fiscalização do MTE tem aumentado, sendo assim, em pouco tempo os números serão mais precisos.

Em 2009 foram registrados cerca de 54.000 acidentes só na Construção Civil, o Rio de Janeiro é um dos estados que mais aumentou sua fiscalização, tendo como objetivo identificar os gargalos e propor melhorias no setor.

No canteiro de obras alguns equipamentos de proteção são obrigatórios, tais como capacete, protetor auricular, botas, luvas, seu uso contribui para diminuir a ocorrência de acidentes, no entanto, piso molhado, falta de atenção, distrações, também favorecem os acidentes.

Desta forma, o reconhecimento das especificidades da construção civil levou o governo brasileiro a editar uma Norma Regulamentadora de Saúde e Segurança no Trabalho especial sobre as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção: a NR 18. “Essa norma estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, tendo como objetivo a adoção de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança”.

Além da NR 18, outras normas também tem como objeto a segurança no trabalho, como a NR 35 que instrui sobre a atenção ao realizar trabalhos em altura, a NR 10 que trata sobre Segurança no Sistema Elétrico de Potência, além da CIPA, que cria uma comissão para prever e evitar possíveis acidentes.

Em muitas cidades devido ao clima as chuvas são mais comuns, mesmo assim as construtoras trabalham para cumprir o prazo e entregar suas obras, o chão molhado pode ocasionar choques, quedas, entre outros acidentes.

Para adquirir conhecimento sobre as medidas de saúde e segurança, é preciso que os trabalhadores passem por capacitações quando entram no emprego, além das periódicas. O principal objetivo é mostrar para o trabalhador que ele precisa ser o principal interessado na prevenção de acidentes e doenças. De certa forma esse procedimento deveria ser obrigatório, uma vez que após iniciadas as obras, fica difícil para um funcionário ou vários e oferecer treinamento. As construtoras têm um cronograma apertado, qualquer parada influencia na data de entrega.

Você trabalha num canteiro de obras? É engenheiro ou técnico de segurança do trabalho? Os resultados da empresa estão satisfatórios? O ISC possibilita a você conhecimento e ferramentas para analisar potenciais riscos à saúde de seus funcionários, saiba mais sobre a NR 10, NR 35, e outros cursos e contribua para diminuir o registro de acidentes no país.