Ministério do Trabalho realiza CANPAT até novembro

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) está realizando desde abril a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT). Ela tem por objetivo conscientizar trabalhadores e empresas quanto aos riscos do trabalho em altura como escadas, plataformas elevadas, andaimes, etc.

De acordo com dados do próprio MTE o trabalho em altura é responsável por grande parcela dos acidentes que ocorrem todos os anos. Entre eles estão quedas, lesões, ferimentos e até mortes. Muitos acontecem pela falta de atenção, esquecimento do uso de EPI's, ou mesmo imperícia.

Trabalho em altura é todo aquele realizado numa diferença de nível maior que 2m (metros). Sendo assim, é importante que esses locais tenham sinalização adequada, EPC's (equipamentos de proteção coletiva), EPI's (equipamentos de proteção individual), que a empresa ofereça treinamentos, entre outras medidas de segurança.

Essa campanha será realizada até novembro em todo o país. Ela visa intensificar ainda mais ações de prevenção e reduzir o número de acidentes. De acordo com o ministro do Trabalho, Helton Yomura, “Os temas foram escolhidos para a campanha deste ano pela sua relevância e serão tratados como prioridade pela Inspeção do Trabalho em 2018, principalmente porque notamos uma grande subnotificação ao Ministério do Trabalho dos acidentes relacionados a estes setores que vitimam milhares de trabalhadores”.

Determinações da NR-35

A Norma Regulamentadora 35 determina as condições mínimas de trabalho que possam garantir a saúde e segurança do empregado. Tais condições abrangem desde o planejamento, organização até a execução das tarefas. As orientações de trabalho devem ser seguidas por trabalhadores, visitantes, terceiros, etc. Independente da situação todos devem ter consciência dos riscos.

Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão. No início de qualquer atividade é importante fazer a Análise de Risco caso seja verificada alguma anomalia o trabalho deve ser pausado e retornar apenas quando houver segurança para os empregados.

Para mais informações sobre o curso NR 35 entre em contato com o ISC e solicite mais detalhes. Nosso atendimento é feito por telefone, e-mail e 0800.