ISC inova e integra mais cursos em sua grade

Curso NR 18 e Curso NR 35A NR 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que tem por objetivo a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da Construção.

Antes do início de qualquer obra é necessário que suas atividades sejam comunicadas à Delegacia Regional do Trabalho, as informações a serem passadas envolvem:

- endereço onde a obra será realizada;
- especificação do tipo de obra;
- previsão de início e término da obra;
- número de trabalhadores envolvidos durante a obra;
- todos os detalhes acerca do contratante, empregador ou condomínio.

Todos os trabalhos que envolvam demolição, escavações, desmonte de rochas, carpintaria, operações de soldagem e corte a quente e são realizados no ambiente da Construção deverão ter como preocupação principal a segurança do trabalho e integridade do ser humano.

É importante também que todas as áreas estejam corretamente sinalizadas, com placas de acordo com os perigos apresentados em cada local. Outro detalhe é que os funcionários tenham treinamento adequado e estejam aptos a realizar suas tarefas.

A NR 35 - Trabalho em atura estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.

Conforme estudos foi verificado que 30% dos acidentes que ocorrem durante o ano são decorrentes de trabalho em altura, e tem como causa a falta de atenção, falta de experiência, conhecimento, e um dos aspectos que melhora muito a qualidade do trabalho: treinamento.

A capacitação deve ser fornecida pelo empregador, sendo que a mesma será renovada a cada dois anos, isso quer dizer que funcionário fará o curso a primeira vez, e após 2 anos terá necessidade de renovar seus conhecimentos, reforçar o que aprendeu, e assim executar de maneira mais assertiva suas atividades.

O Instituto Santa Catarina tem por objetivo formar mais e melhores profissionais, por isso neste mês integra em sua grade mais dois cursos de Reciclagem, da NR 18 e NR 35.

* Curso de Reciclagem NR 18 - Segurança na Indústria da Construção Civil

* Curso de Reciclagem da NR 35 - Supervisor de Trabalho em Altura

Os profissionais que já cursaram, terão agora a oportunidade de dar continuidade à sua formação.

Se você trabalha na Construção ou Trabalho em altura, acesse nosso site e saiba mais detalhes sobre as novas formações. Você empresa, tem interesse em oferecer formação aos seus colaboradores, entre em contato conosco, enviaremos todas as informações conforme sua necessidade.