04 - Stresse ocupacional pode gerar afastamento e indenização pelo INSS

Além das causas já conhecidas que justificam afastamento do trabalho, nos últimos anos a Previdência Social tem registrado um aumento considerável quando o motivo é stresse ocupacional. Ficar cansado após uma longa jornada de trabalho é normal em qualquer atividade, porém quando ultrapassa o cansaço e começa a afetar a saúde do funcionário, pode gerar irritação, tensão, falta de apetite, insônia, esquecimento, entre outros fatores.

Um dos motivos que afetam o desempenho do trabalho é o relacionamento entre chefe e colegas. Muitas vezes o funcionário se sente tenso com as cobranças do dia a dia, seja para alcançar novos resultados, atingir metas, vender mais, diminuir gastos, todos esses motivos podem ocasionar stresse ao longo do tempo.

Pesquisa realizada recentemente indica que mais de 50% das pessoas se sentem infelizes em seu ambiente de trabalho, e que se tivessem a oportunidade mudariam de emprego. A questão é: existe um ambiente de trabalho sem pressão ou exigências?

Algumas profissões tendem a causar mais stresse como médicos, bombeiros, eles sentem pressão a maior parte do tempo, o que não exclui outros profissionais de sofrerem desse mal.

É possível perceber várias mudanças no comportamento e isso diminui o rendimento do funcionário. Esse excesso de carga pode contribuir para uma possível depressão, consequentemente gera afastamento e indenização por parte do INSS.

As empresas precisam proporcionar um ambiente benéfico aos seus colaboradores de forma a favorecer a saúde ocupacional. Medidas simples e que podem auxiliar são: EPI's de acordo com cada função, pausas e exercícios quando o funcionário trabalha sempre na mesma posição, tais como caixas, telemarketing, cortadores de frango, entre outros, analisar o relacionamento entre os funcionários, verificando se há comunicação saudável e respeito entre eles, evitando que o ambiente se torne hostil com brincadeiras desnecessárias e preconceitos.

Pessoas que em seu ambiente de trabalho sofrem humilhação, abuso de poder, tendem a se isolar e guardar para si, isso de forma alguma é bom, pois outros funcionários podem estar na mesma situação, dessa forma é necessário que haja diálogo e que todos sintam liberdade para expor essas situações.

O stresse é considerado o mal do século, porém há maneiras de remediá-lo. Proporcione um ambiente sadio em sua empresa. O ISC oferece vários cursos os quais tem como objetivo melhorar a Segurança no Trabalho, acesse nosso site e saiba mais informações.