Referência Nacional em
Segurança do Trabalho
Blog



Categorias
Nossos Cursos
Estados

Indústria mineira espera maior crescimento em 2017

10 / Mar - - Categoria: Desenvolvimento


Industria mineira

Muitos setores da economia tiveram crescimento abaixo do esperado em 2016, no entanto a Indústria mineira está confiante e espera maior crescimento em 2017. Conforme pesquisa realizada pelo IBGE em jan/2017 houve crescimento de 1,4% em relação a jan/2016.

Em relação aos meses anteriores a evolução ainda é pequena, mas ao comparar com os números do ano anterior (2015) houve um pequeno avanço e o setor pode trabalhar mais confiante. De acordo com a FIEMG espera-se um crescimento de 0,9% neste setor.

Uma das causas do baixo crescimento é a diminuição do poder de compra da população, enquanto algumas empresas enxergam oportunidades e crescem, outras estão fechando suas portas, diminuindo a produção e o número de funcionários. Essa situação faz com que as pessoas tenham receio de comprar, o que leva as empresas a produzirem em menor escala.

Segundo o presidente da FIEMG o país tem muito para crescer, é necessário que as empresas aproveitem este momento para realizar mudanças significativas, as quais gerem mais empregos, estimulem o consumo, e movimentem a economia.

O Brasil tem capacidade para gerar diferentes tipos de negócios, captar recurso estrangeiro e impulsionar o mercado. Para isso é necessário que os profissionais estejam em constante aperfeiçoamento, possuam formação técnica, e estejam preparados para as oportunidades que surgirem.

Com investimento estrangeiro ou capital próprio ideias inovadoras poderão surgir e muito em breve modelos de negócio darão oportunidade a pessoas que hoje se encontram desempregadas, ou possibilitar que profissionais mais qualificados mudem de emprego.

Para alguns economistas essa recuperação do país será lenta, mesmo assim será positiva em diversos setores, entre eles a indústria. Após a queda do PIB brasileiro espera-se que em 2017 haja crescimento de 0,5%, somente em 2018 deve chegar aos 2%. É esperado ainda queda da taxa de juros.

O tripé que pode melhorar o cenário brasileiro na opinião do economista chefe da FIEMG é o aumento do consumo, investimentos públicos e privados e as exportações. Este último será favorável devido a valorização do dólar em comparação à moeda brasileira.

É preciso aguardar o fechamento do primeiro trimestre e avaliar se o crescimento da indústria se manteve positivo e determinar novas estratégias para o próximo período.

Indústria mineira espera maior crescimento em 2017

Industria mineira Muitos setores da economia tiveram crescimento abaixo do esperado em 2016, no entanto a Indústria mineira está confiante e espera maior crescimento em 2017. Conforme pesquisa realizada pelo IBGE em jan/2017 houve crescimento de 1,4% em...

Dunlop aposta no crescimento do setor automotivo

Dunlop aposta no setor automotivo Enquanto muitos empresários do setor automotivo se preocupam com a queda dos números em 2016, outros buscam estratégias para adaptar seus negócios e crescer mesmo num cenário nem tão promissor. É o...

Indústrias apostam no MS e investem cerca de R$ 1,7 bilhão

Industrias MS Enquanto muitas empresas encontram na crise uma desculpa para diminuir o ritmo de produção, reduzir quadro de funcionários ou até mesmo sair do mercado, outras enxergam mais além e veem grandes oportunidades de...

Santa Catarina se destaca em investimento e crescimento econômico

Crescimento Santa Catarina Para o mercado de modo geral 2016 foi um ano de retrocesso na economia e alguns já esperavam que 2017 seguisse no mesmo ritmo, no entanto Santa Catarina é um dos estados que vem se destacando quando o assunto é investimento e...
Nossos Cursos