Falta de Conhecimento Técnico da NR 10 Gera Acidentes

Falta de Conhecimento da NR 10 gera acidentesA eletricidade é algo essencial em nossas vidas, seja em casa, na rua ou no ambiente de trabalho, porém alguns cuidados são necessários.

Ela traz consigo diversos riscos, os quais precisam de atenção. Podem ocorrer acidentes pessoais como choque, descarga elétrica levando à morte, ou materiais como explosões, fogo e destruição de propriedades.

Quando se trata de choque em seres humanos, podem ocorrer duas situações: eletrocussão e eletrização. A primeira por sua vez causa acidente levando a pessoa a morte, já a segunda causa graves acidentes, porém sem mortes.

A diferença entre ambos depende de alguns fatores, tais como:

- o tempo de passagem;
- a intensidade;
- a frequência;
- o percurso através do corpo;
- a capacidade de reação da pessoa.

A morte ocorre devido a quantidade de eletricidade que chega ao coração quando há baixa tensão. No caso de alta tensão ocorre a morte devido à extensão das queimaduras.

As causas dos riscos elétricos apresenta duas categorias: diretas ou indiretas.

Diretas:

- defeito de isolamento da instalação elétrica;
- contato acidental com uma peça do cabo condutor sob tensão.

Indiretas:

- ligação súbita à rede de alimentação;
- falta inesperada de eletricidade.

As causas mais comuns de acidentes envolvendo energia elétrica ocorrem por condutores e ligações elétricas, desta forma as situações mais comuns são:

- cabos arrastados, dobrados, entalados, queimados, etc..
- puxar pelo cabo de alimentação;
- mover equipamentos ou aparelhos com cabos em tensão;
- fichas e/ou tomadas pisadas ou atiradas ao chão;
- utilizar fita adesiva para fazer isolamentos;
- aquecer os cabos dos equipamentos elétricos de aquecimento;
- utilizar equipamentos com cabos de ligação deteriorados.

Acidentes domésticos também são comuns e ocorrem devido a: sobrecarga das instalações; trabalhos sob tensão; falta de corrente; restabelecimento da corrente, entre outras.

É importante salientar que o estado físico da pessoa influencia diretamente no nível de descarga elétrica que irá receber. Sendo assim, a gravidade do acidente depende do cansaço, idade, saúde, sede, etc.

Muitos dos acidentes poderiam ser evitados se as pessoas tivessem mais atenção e fizessem uso dos equipamentos necessários ao realizar atividades que envolvem energia elétrica. Além do cuidado nessas situações, é extremamente necessário haver conhecimento técnico na área, para que seja possível tomar as medidas necessárias em caso de acidente.

Em vista dessa necessidade o ISC oferece diversos cursos em sua grade, inclusive o de Curso NR 10, que aborda de maneira eficiente os cuidados necessários em trabalhos com eletricidade. Acesse nosso site e saiba mais informações.