É possível conciliar vida pessoal e profissional?

Todo trabalho gera stress?
É possível conciliar felicidade e sucesso na carreira? Quando questionadas, muitas pessoas dirão que estão insatisfeitas com seus empregos, com suas vidas, e se tivessem a oportunidade, com certeza mudariam de alguma forma. Alguns acreditam que não ganham o suficiente, outros passam por problemas de relacionamentos, outros ainda não aguentam a pressão que sofrem todos os dias, enfim, cada pessoa mudaria algo para se tornar mais feliz, sempre acreditando que a felicidade é algo distante.

No entanto, felicidade está ligada muito mais à maneira como reagimos ao que acontece ao nosso redor, do que com o que acontece realmente. Não são as situações que definem quem somos, mas nossas atitudes frente a isso.

O ambiente de trabalho por si só apresenta diferentes conflitos diariamente, pressão por parte da gerência em exigir bons resultados, alcance de metas, produtividade, mudança de cargo, relacionamento com os colegas, situação econômica do país, além dos acidentes de trabalho.

Sempre que ocorre um acidente de trabalho, a segurança dos funcionários fica abalada, o que faz com que os funcionários fiquem inseguros e provoque queda na produtividade. Pessoas felizes e tranquilas trabalham melhor e consequentemente rendem mais. É difícil em alguns momentos, no entanto, é preciso que as pessoas saibam separar os ambientes. Problemas familiares devem ser resolvidos em casa, junto à família.

Por outro lado, problemas de trabalho devem ser restritos ao ambiente da empresa. Conseguir manter essa separação exige consciência e maturidade. Algumas medidas podem auxiliar para que as pessoas estejam mais centralizadas, tenham propósitos e objetivos concretos, tais como: uma boa noite de sono, praticar esportes, ouvir música, viajar, ler bons livros, se alimentar corretamente, fazer exames de rotina, etc.

É possível manter uma vida saudável e equilibrada, e assim ser bem sucedido profissionalmente. Basta para isso colocar em prática alguns conceitos que são apresentados pela Saúde e Higiene Ocupacional, a qual nos orienta acerca das boas práticas que devem ser seguidas pelos trabalhadores em geral.

O ISC oferece em sua grade diversos Cursos Online , entre eles Ergonomia, NR 10, NR 33, todos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e segurança dos funcionários.

Se você busca formação certificada, ou está procurando uma nova carreira, acesse nosso site e obtenha mais informações. Teremos prazer em atendê-lo.