Coronavírus: quais os principais cuidados no ambiente de trabalho

Descoberto na China em 2019, o novo coronavírus causa uma doença respiratória que varia de quadro assintomático a grave, chamada de COVID-19. Ela é transmitida através de gotículas de saliva dispersas no ar, pelo contato físico com uma pessoa infectada ou ainda, pelo compartilhamento de objetos ou toque em superfícies contaminadas. Saiba como se prevenir no ambiente de trabalho.

Como evitar o coronavírus no ambiente de trabalho?

Inegavelmente o ambiente de trabalho é considerado um local propício para a propagação da COVID-19, pois trata-se de locais fechados e com grande concentração de pessoas. Além disso, há o compartilhamento de objetos entre os colaboradores, o que pode aumentar consideravelmente as chances de transmissão do vírus.

Por isso, os ministérios da saúde e da economia criaram a Portaria Conjunta nº 20. Publicada em 18 de junho de 2020, ela estabelece uma série de medidas protetivas para minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus no ambiente de trabalho. Veja a seguir as principais:

Informação e conscientização sobre a doença

De acordo com a portaria, é responsabilidade do empregador orientar os funcionários quanto a forma de contágio e prevenção da doença. Isso inclui quais medidas preventivas devem ser tomadas nas áreas comuns de circulação da empresa, como banheiros, refeitórios e transporte, por exemplo.

Além disso, a empresa também já deve ter pré-definida ações que identifiquem possíveis casos no ambiente de trabalho, bem como de afastamento desses trabalhadores. Estes, por sua vez, devem conseguir informar aos gestores sobre sintomas compatíveis com os da COVID-19 inclusive remotamente. Trabalhadores do grupo de risco têm o direito de trabalhar remotamente.

Coronavírus e distanciamento social

Deve haver ainda um distanciamento de no mínimo 1 metro entre os colaboradores da empresa e entre os colaboradores e o público. Na falta dessa possibilidade, deve-se adotar o uso de divisórias de acrílico entre as estações de trabalho, bem como o uso de protetores faciais, além da máscara de proteção.

Medidas de higiene e desinfecção dos ambientes

Além das medidas preventivas citadas anteriormente, a empresa também deve disponibilizar, em locais de fácil acesso, dispensadores de álcool 70% ou soluções sanitizantes para as mãos.

Ademais, a empresa também deve reforçar a higiene e a sanitização nos postos de trabalho, principalmente quando houver troca de turnos. Em escritórios, teclados, mouses, cadeiras, mesas e demais utensílios devem ser desinfectados constantemente. Ainda, deve ser priorizada a ventilação natural no ambiente de trabalho.

EPIs

O texto da portaria nº 20 estabelece ainda que o empregador deve fornecer máscaras e demais EPIs conforme as recomendações do Ministério da Saúde e deve exigir do colaborador o seu uso, principalmente em ambientes compartilhados.

Quer conhecer outras medidas de combate ao coronavírus nas empresas? Então acompanhe o nosso blog e fique por dentro das últimas notícias sobre saúde e segurança no trabalho.