Como promover e melhorar o clima organizacional

NR 17 e o Clima organizacionalClima organizacional pode ser considerado como sendo o conjunto de expectativas no ambiente empresarial, o qual abrange empregadores e empregados. Ao estudar o rumo que a empresa está seguindo é importante que a gerência tenha conhecimento de como a empresa é vista por seus funcionários, de maneira a adotar diferentes estratégias para alcançar um melhor resultado.

O clima organizacional por sua vez abrange a retenção de talentos, rotatividade de funcionários, doenças causadas pelo ambiente de trabalho, crescimento e desenvolvimento profissional, entre outros.

Com base nisso é extremamente necessário que seja realizada uma pesquisa interna para análise do clima organizacional, e assim levantar informações sobre os seguintes aspectos:

1. Melhorar a qualidade de vida no trabalho

Ao ouvir o funcionário é possível perceber em qual área ele terá melhor desempenho, quais seus sonhos e desejos, o que ele espera da empresa, e seu grau de satisfação.

2. Líderes

A pesquisa também verifica o desempenho de cada líder/gestor e o quanto ele está contribuindo para o desenvolvimento da empresa e seus subordinados. Caso seja necessário mudança de setor, a pesquisa será bem útil.

3. Ideias e sugestões

Uma característica dessa pesquisa é que está aberta a ouvir todos os funcionários, de maneira a receber elogios, sugestões, críticas, e perceber quais objetivos não estão sendo alcançados. Ninguém melhor que o funcionário do chão de fábrica para descrever e exemplificar por exemplo porque tantos colaboradores têm faltado.

4. Rotatividade

Muitas empresas oferecem bons salários, benefícios, e promessa de carreira, no entanto pouco tempo depois ocorre uma evasão, qual o motivo disso? A pesquisa será capaz de mostrar quais os setores causam maior descontentamento aos funcionários e de que forma essa situação pode ser revertida.

5. Relação estreita

Muitas empresas tratam os funcionários com distância, isso faz com que ele não se sinta parte do processo, essa distância causa desconfiança na empresa, e impede que o colaborador coopere para a melhoria deste ambiente.

6. Conflitos

Ser um novo funcionário na organização traz insegurança e receio, seja devido às responsabilidades adquiridas, pela receptividade dos outros funcionários, o que pode causar desentendimentos, conflitos e até brigas em alguns casos. É preciso haver respeito no ambiente de trabalho, aceitar as diferenças e tentar criar um ambiente o mais harmonioso possível.

Como vimos, vários fatores têm influência sobre o clima organizacional. É preciso a colaboração e empenho de todos para garantir um local de trabalho cada vez mais amigável e possível de se trabalhar. Cada funcionário, independente do setor, tem sua parcela de importância, onde pode contribuir com suas ideias, críticas, sugestões e esforço.

Várias NRs contribuem para melhorar o clima organizacional, seja pelo uso de EPIs, pela disposição das máquinas e equipamentos, pelos treinamentos, por incentivar uma postura diferente, etc. É importante que o funcionário tenha conhecimento e formação técnica na área em que trabalha, só assim poderá desenvolver um trabalho com melhor qualidade.

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