Como evitar acidentes na Construção Civil?

Evitar acidentes na construcao civilQuando nos habituamos com determinadas tarefas tendemos a criar vícios e acreditar que estamos livres de acidentes. Deixamos alguns cuidados de lado e pensamos que riscos e/ou acidentes de trabalho acontecem apenas na TV ou em outros canteiros de obra. Porém é importante criar rotinas de trabalho que evitem acidentes e tornem o ambiente da Construção Civil mais seguro.

Constantemente temos notícias sobre quedas, lesões, fraturas e até mortes por falta de atenção, descuido ou mesmo imperícia. São pequenos detalhes que esquecidos podem tornar o ambiente de trabalho um lugar perigoso. Para evitar acidentes é preciso seguir algumas dicas.

Uso de Equipamentos de Proteção Individual

Assim como em toda atividade que oferece riscos ao trabalhador, a Construção Civil exige alguns equipamentos de proteção específicos como capacete, protetor auricular, botas, luvas, entre outros. A empresa deve fomentar a cultura de segurança e exigir seu uso diariamente.

Manutenção periódica dos EPIs

EPI que não atende aos requisitos mínimos de segurança devem ser trocados assim que possível. Seja por mau uso, desgaste ou defeito. Quando o trabalhador perceber que o EPI não é mais seguro deve comunicar imediatamente seu superior, para que o mesmo providencie a substituição.

Organização da obra

Manter o canteiro de obra limpo e organizado também ajuda a evitar acidentes. Algumas tarefas podem ser feitas sempre que possível como recolher restos de materiais, evitar que o chão fiquei molhado, não acumular papéis, sacos plásticos e outros entulhos. 

Atenção às NRs

Trabalhador bem preparado sabe reconhecer os riscos de acidentes e propor melhorias. Por isso deve estar em constante aperfeiçoamento, buscando cursos, palestras, além de saber como funciona o canteiro de obras no qual trabalha.

Sinalização

Além das medidas citadas acima, a sinalização é primordial. As placas sinalizam chão molhado, queda de material, áreas que estão interditadas, e outras situações de risco.

É importante que todos estejam atentos e conheçam o ambiente em que estão trabalhando. Essas medidas são simples porém auxiliam na diminuição dos acidentes na Construção Civil.