Como evitar acidentes agindo de forma defensiva?

Anualmente são registrados milhares de acidentes no trânsito. Seja dentro da cidade ou na estrada é importante que o condutor tenha atenção ao dirigir e tente evitá-los agindo de forma defensiva.

É fato que um condutor isolado não pode resolver o problema sozinho porém pode agir de maneira consciente e contribuir para diminuir essas estatísticas. Observando sempre as condições do seu veículo, atento ao trânsito e fazendo o curso de Direção Defensiva online.

O que é Direção Defensiva?

'Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas.'

Grande parte dos acidentes ocorre devido à imperícia, negligência, imprudência ou simplesmente falta de atenção do condutor. O curso de Direção Defensiva é exigido para todas as pessoas que fazem carteira de motorista pela primeira vez ou irão renová-la.

Porém é possível fazê-lo individualmente para relembrar ou se aprofundar em alguns tópicos.

Como evitar acidentes?

  • - Respeite as placas de sinalização
  • - Mantenha a calma sempre que estiver ao volante
  • - Faça manutenção periódica
  • - Mantenha-se atualizado com relação às leis de trânsito
  • - Mantenha distância segura dos outros veículos
  • - Sinalize suas atitudes
  • - Esteja atento a tudo que ocorre ao seu redor

Muitos condutores adiam a manutenção e deixam para fazê-la apenas quando vão viajar ou percorrer longos trajetos. Porém é importante lembrar que acidentes podem acontecer a qualquer momento e devemos estar preparados. O ISC possui o curso de Direção Defensiva para mais informações entre em contato.

Você ou um conhecido já presenciou algum acidente no trânsito? Qual foi o motivo? Conte-nos sua experiência. Lembre-se de compartilhar essa matéria nas redes sociais.