Como empresas no Espírito Santo incentivam a prevenção de acidentes

O assunto da prevenção de acidentes é um tema que ganha ainda mais atenção durante o Maio Amarelo. Neste mês, várias campanhas alertam principalmente sobre as melhores formas de incentivar os colaboradores a agirem na prevenção de acidentes de trânsito. E o Espírito Santo se destaca: várias instituições e empresas promovem ações nesse sentido.

Entre palestras, mobilizações e treinamentos, há muitas formas de incluir o tema do Maio Amarelo na rotina dos colaboradores e da sociedade em geral. Para se ter uma ideia, de janeiro a julho de 2021 foram registradas 446 mortes no trânsito em Espírito Santo. Portanto, falar sobre prevenção é fundamental!

O que é o Maio Amarelo?

A campanha do Maio Amarelo foi criada devido ao alto número de acidentes de trânsito. Além de causarem mortes, há também muitas pessoas que sobrevivem com sequelas e até mesmo incapacitadas.

O objetivo ao longo do mês é divulgar especialmente as medidas que ajudam a prevenir os acidentes. Dentre elas, estão:

● Não usar o telefone ao dirigir;
● Utilizar cinto de segurança;
● Praticar a direção defensiva;
● Respeitar os pedestres;
● Não ultrapassar a sinaleira com o sinal fechado;
● Evitar a estrada caso esteja chovendo muito;
● Não utilizar bebidas alcoólicas ao dirigir.

Um dos focos da campanha do Maio Amarelo são as empresas que trabalham com transportes. Por isso, elas promovem semanas temáticas e outras atividades que integram seus motoristas para que eles renovem os conhecimentos sobre os riscos da direção.

Ações de prevenção de acidentes no Espírito Santo

Além da campanha Maio Amarelo, que conscientiza a população sobre as boas práticas de prevenção de acidentes no trânsito, o Espírito Santo promove ainda outras ações sobre o tema. Confira a seguir.

Seminário do Sinduscon-ES

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) é um ótimo exemplo de medidas que ajudam a tratar o tema da prevenção de acidentes. O sindicato realizou um momento junto a mais de 100 pessoas ao receber o Seminário Regional 'Edificar o Trabalho'.

A proposta foi apresentada pela Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2017/2018) através da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), do Serviço Social da Indústria (Sesi-DN) e do Ministério do Trabalho. A ideia foi apresentar de forma didática as políticas de saúde e segurança que já trazem bons resultados em todo país.

Através de bons exemplos, foi possível explicar o que já é feito e como isso faz a diferença na indústria. O foco foi justamente a classe trabalhadora, por isso o seminário teve uma linguagem bem acessível e prática, como devem ser esses momentos de aprendizado.

Lives e qualificação

O Núcleo Especial de Saúde do Trabalhador (Nevisat), da Secretaria da Saúde do Espírito Santo, também motiva os profissionais a pensarem na prevenção de acidentes. Recentemente, o núcleo promoveu ações voltadas ao Abril Verde, que também fala sobre a prevenção, nesse caso nos ambientes de trabalho. A campanha tem uma ideia semelhante ao Maio Amarelo.

Entre as ações do Nevisat, estiveram lives educativas e informações, além da qualificação dos procedimentos de trabalho das categorias envolvidas. O objetivo foi abordar as doenças ocupacionais e mostrar como é possível diminuir seus riscos. O tema é importante, afinal, em 2020 foram 1.711 casos de acidentes de trabalho e 53 mortes.

Campanha 'Trabalho seguro'

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo também promoveu mais ações durante o Abril Verde, focado na prevenção de acidentes de trabalho. O 'Trabalho Seguro' foi uma campanha nos 78 municípios do estado e que levou mais informação e conscientização a profissionais de vários setores.

Os trabalhadores da indústria foram o foco principal, pois é onde se registram os números mais altos de acidentes de trabalho. Isso inclui desde quem trabalha no canteiro de obras até um motorista, por exemplo. Sendo assim, é um público amplo e que está exposto a vários riscos de acidentes diariamente.

Como colaborar com a prevenção de acidentes?

Há muitas formas de pensar na prevenção de acidentes. Embora ações como o Maio Amarelo ou Abril Verde sejam importantes, esse pensamento da prevenção deve estar sempre presente.

Além de promover semanas específicas de conscientização e até mesmo treinamentos, as empresas precisam conhecer outras práticas básicas. Aliás, algumas delas são exigências legais para os colaboradores, por exemplo. Confira algumas dicas importantes:

● Fornecer os EPIs corretos e treinamento para que o colaborador conheça sua importância;
● Divulgar de forma clara todos os riscos envolvidos no ambiente de trabalho;
● Estimule o diálogo com rodas de conversa e consulte os colaboradores para identificar novos riscos;
● Oferecer capacitação frequente aos colaboradores, pois há sempre novas tendências na prevenção de acidentes;
● Incentivar o cuidado dos colaboradores com a saúde e bem-estar começando por boas práticas no trabalho.

Quanto mais a empresa incluir o cuidado com a prevenção no dia a dia, mais segurança para todos! Conheça nossas soluções em saúde e segurança do trabalho e torne o tema segurança parte da cultura organizacional da sua empresa.