Como a obesidade influencia na produtividade

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde grande parte da população adulta sofre de obesidade. Isso quer dizer que cerca de 90% da mão de obra brasileira é sedentária, 48% convive com excesso de peso e apenas 15% tem uma alimentação saudável.

Frente a esse cenário é possível perceber o motivo pelo qual muitos trabalhadores sofrem de doenças do coração e outras decorrentes do excesso de peso. Além de afetar a saúde influencia também na agilidade motora o que em alguns casos retarda a conclusão de determinadas tarefas.

Subir e descer escadas num curto espaço de tempo, carregar grandes volumes, percorrer grandes distâncias a pé, etc., são situações que exigem preparo e muitas vezes quem é obeso não tem.

O que é obesidade

De acordo com a OMS a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afetar a saúde.

Obesidade x faltas

Se o trabalhador leva uma vida saudável, pratica exercícios, dorme bem e está com seus exames em dia a tendência faltar será menor. No entanto, trabalhadores obesos que dormem mal, comem fast food e são sedentários terão mais probabilidade de sofrer alguma doença e devido a isso faltar no trabalho.

Doenças relacionadas à obesidade

  • - Diabetes;
  • - Hipertensão arterial;
  • - Colesterol elevado;
  • - Osteoartrite;
  • - entre outras.

A obesidade é fator de risco para inúmeras doenças. Por isso é importante promover a saúde e o bem-estar dentro das organizações. A CIPA, o Técnico em Segurança do Trabalho e demais representantes devem abrir espaço para diálogos, palestras e orientações para ter uma vida mais saudável.