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Conflitos no trabalho podem virar atraso na carreira; gestor pode ajudar

27 / Out - - Categoria: Carreira


Consultora de RH afirma que segredo de um bom gestor é a imparcialidade.
Conflito acontece geralmente por causa de algum ruído na comunicação.

Resultado quase sempre de ruídos na comunicação, os conflitos podem representar um atraso na vida do profissional. Já se envolveu em discussões complicadas com um colega de trabalho? Pois, melhor do que insistir na "demarcação de território", vale contar com o posicionamento do gestor na condução dos desentendimentos, defende a consultura de recursos humanos, Carla Godoy.

Para Carla, o gestor precisa entender que não existe um certo ou um errado, mas opiniões diferentes. Uma situação que precisa ser tratada e, diante disso, chegar em um consenso. Caso contrário, há consequências.

"Ele impede muitas vezes que uma pessoa seja promovida no seu trabalho atual, ou até na construção de uma carreira, ou até no primeiro emprego", alerta.

Para a consultora de RH, o gestor é referência para a equipe e, por isso, o seu papel e a postura que ele toma são importantes.

"A pessoa que é o líder de uma operação, ou que quer se tornar o líder, tem que saber exatamente o que falar, como lidar e como fazer isso. Como o gestor faz isso. Ele precisa ter o auto conhecimento, conhecer o assunto que está sendo abordado e, sempre, o segredo de um bom gestor nesse momento é a imparcialidade", afirma Carla.

Como evitar o conflito negativo
Carla explica que para evitar um conflito negativo é preciso se colocar no lugar do próximo. "Entender o que a gente está falando, como o outro pode reagir e fazer a reflexão 'como eu estou ouvindo, como eu reagiria com isso?'", ensina.

O conflito negativo é o confronto entre duas opiniões contrárias. "A primeira coisa que a gente tem que ter é autoconhecimento. É preciso ouvir, processar a informação, pensar e avaliar. Assim, a relação passa a ser mais harmoniosa", diz.

Ruído na comunicação
Normalmente o conflito é causado por um ruído na comunicação, que gera interpretações diferentes.

"Esse ruído e desconforto são normalmente as mensagens instantâneas que a gente quer passar, seja ela de forma verbal, emocional, forma de expressão e nos e-mails", diz a consultora de RH.

Conflito positivo
Carla explica que o conflito positivo também acontece, principalmente em reuniões.

"Nos dias de hoje, onde [o conflito] mais acontece é nas reuniões mais estratégicas, no bate-papo, na definição de alguns planos. O conflito é positivo justamente quando você lida com uma pessoa que já sabe se expressar, o que permite um diálogo e elas conseguem chegar em um consenso", completa a consultora.

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