Capacitação sobre benzeno será obrigatória a partir de setembro.

A partir de setembro todos os colaboradores de postos de combustíveis deverão possuir a capacitação sobre benzeno. A determinação faz parte da Portaria 1.109 do Ministério do Trabalho e Emprego e inclui, ainda, trabalhadores terceirizados das lavações, borracharias entre outros.

Postos de combustíveis são locais que apresentam diversos riscos à saúde. O trabalhador corre risco de intoxicação, absorção de gases, explosões e outros acidentes.

O benzeno

Os donos de postos devem sinalizar as bombas alertando funcionários e clientes sobre os riscos de contaminação do benzeno. As placas devem conter a frase "A gasolina contém benzeno, substância cancerígena. Risco à saúde”.

A NR-9 (PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é responsável por estudar/analisar o ambiente, verificar quais os possíveis riscos e determinar as condições de segurança necessárias para um trabalho mais seguro.

Sendo assim, essa medida do Ministério do Trabalho tem como principal objetivo capacitar o trabalhador de maneira que este compreenda a importância do uso de EPI's e outras medidas de segurança que muitas vezes são deixadas de lado devido esquecimento.

EPI's em Postos de Combustíveis

- luvas (para frentistas);
- máscaras com filtro para vapores orgânicos (para funcionários que fazem descarga selada e medição de combustíveis).

Para ser mais fácil e acessível o ISC possui este curso na modalidade à distância. O trabalhador poderá estudar online e receber certificado de conclusão.

Se você trabalha num posto ou conhece quem trabalha mas ainda não fez a capacitação acesse nosso site e solicite mais informações. A partir de setembro todos deverão estar munidos do certificado.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários. Lembre-se de compartilhar este post nas suas redes sociais.