A importância da Direção de Defensiva no Trânsito

Cada dia mais vemos aumentar o número de acidentes no trânsito, seja por falta de atenção, inexperiência, alta velocidade, e vários outros fatores. A direção defensiva por sua vez tem por objetivo conscientizar motoristas e pedestres para que o trânsito seja mais seguro e assim possam ser evitados diversos acidentes.

Direção defensiva abrange práticas para evitar acidentes, sendo assim as pessoas precisam ter consciência de que a segurança depende de todos, tanto em prestar atenção às placas, dar preferência, e manter velocidade conforme sinalização.

As principais causas mundiais em acidentes de trânsito decorrem de três fatores: o condutor (64%), a mecânico (30%) e a via (6%). O principal fator ocorre devido à direção sob efeito do álcool ou substância entorpecente, a imprudência na velocidade, a falta de conhecimento do local e a desatenção na estrada.

Dirigir de forma defensiva é planejar suas ações no trânsito de forma a prevenir e evitar acidentes – independentemente das condições externas. Isso inclui o planejamento do percurso que será feito, do princípio ao fim e com todos os detalhes.

É importante que o motorista esteja descansado, não tenha feito uso de drogas ou bebidas, e o mais importante, saiba o trajeto que irá percorrer, caso não tenha conhecimento, fazer uso de GPS.

Alguns motoristas acreditam que aumentando a velocidade podem chegar mais rápido ao seu destino, isso ocasiona brigas, ultrapassagem sem atenção, falta de percepção de todos os sinais, etc.

Para evitar e diminuir diversos acidentes algumas medidas são necessárias, tais como:

- Uso de cinto de segurança;
- Manutenção periódica e preventiva do veículo;
- Atenção aos sinais;
- Ultrapassagem com atenção;
- Verificação da pista;
- Conhecimento do trajeto;
- Uso de GPS;
- etc.

Acidentes podem ser evitados, desde que determinadas atitudes sejam colocadas em prática diante das situações. Na maioria das vezes, a imperícia, a negligência e a imprudência do motorista atuam como desencadeadores dos fatos que vêm a ocorrer com ele.

Estudos mostram que os motoristas podem dirigir de modo muito mais seguro do que habitualmente o fazem. Para isso, é necessário dirigir de modo inteligente, analisando as situações e verificando tudo que possa afetá-lo, e assim tomar ações com antecedência, ou seja, dirigindo de forma preventiva.

Seja um bom cidadão e dirija de forma preventiva. É necessário muito mais do que uma simples CNH para dirigir bem.