5 dicas de segurança para panificadoras e confeitarias

A NR 12 Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos estabelece os requisitos mínimos para um ambiente sem riscos e menor número de acidentes. O anexo VI em especial nos orienta com relação a panificadoras e confeitarias, mostrando as condições necessárias de trabalho para garantir e preservar a integridade dos funcionários.

A NR 12 em seu anexo VI abrange amassadeiras, batedeiras, cilindros, modeladoras, laminadoras, fatiadoras para pães e moinho para farinha de rosca. Sendo assim, é importante que o profissional contratado tenha conhecimento sobre os equipamentos com os quais irá trabalhar de forma a evitar acidentes e caso ocorra alguma situação de emergência saiba a melhor maneira de contorná-la.

Entre os principais objetivos da NR 12 podemos citar:

  • - reduzir acidentes em panificadoras e confeitarias;
  • - prevenir doenças relacionadas ao trabalho;
  • - incentivar as boas práticas de segurança entre os funcionários;
  • - padronizar máquinas e equipamentos conforme exige a norma.

É importante lembrar que o não cumprimento da NR 12 pode acarretar em multa para a empresa, por isso é necessário seguir todas as suas orientações com relação à segurança e formação da equipe de trabalho.

Todos os anos muitos trabalhadores são afastados de seus empregos devido a doenças ocupacionais, lesões, fraturas, e até mortes, o que ocorre muitas vezes pela ausência de cuidados, equipamentos de proteção, treinamentos, e outras iniciativas que poderiam colaborar para a redução de acidentes.

Frente a esse quadro, alguns procedimentos precisam ser seguidos, tais como:

  • - criar processos de trabalho para que todos os profissionais ao serem contratados recebam a mesma instrução;
  • - manter um check list para verificação das máquinas antes de iniciar o trabalho;
  • - elaborar treinamentos constantes e desenvolver cultura de segurança na empresa;
  • - efetuar manutenção preventiva nas máquinas para evitar paradas desnecessárias e acidentes;
  • - orientar os funcionários sobre o uso de cada máquina e acompanhá-lo durante as atividades.

É indispensável que essas medidas sejam seguidas e que todos os profissionais trabalhem da mesma forma, contribuindo assim para um ambiente mais seguro. O ISC pensando nessa necessidade oferece em sua grade o curso NR 12 Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, se você tem interesse em saber mais sobre entre em contato conosco e solicite informações.