3 principais problemas de saúde desenvolvidos no trabalho

Grande parte das pessoas passa o dia inteiro na empresa seja comércio, indústria, escritório a carga horária são 8 horas ou mais. Isso quer dizer que muitos trabalhadores acabam desenvolvendo doenças ocupacionais por não praticarem atividades físicas ou fazerem movimentos repetitivos em sua função.

Alguns problemas de saúde aparecem logo no início como alergias, falta de ar, incômodo, outras no entanto aparecem após um longo período de exposição como dificuldade em ouvir, desgaste das juntas, problemas respiratórios, etc.

Um item importante e que precisa ser lembrado é que a doença ocupacional está ligada diretamente à função exercida pelo trabalhador. Sendo assim ele deverá ser examinado e comprovada a relação.

Após exames e sendo diagnosticada doença ocupacional o trabalhador receberá os benefícios da Previdência tal como se tivesse sofrido um acidente de trabalho.

3 Principais problemas de saúde

Surdez temporária ou definitiva - Algumas funções estão mais suscetíveis a causar danos ao trabalhador do que outras como fabricação de ração, abate de animais, telemarketing, etc. Essas atividades exigem o uso de protetor auricular porém muitas vezes a empresa não tem controle do potencial dos ruídos. Por isso é necessário o exame de audiometria periodicamente.

LER/DORT - São lesões causadas pelo esforço repetitivo. Ocorre o enfraquecimento dos membros, dificuldade em segurar objetos mais pesados e em casos mais graves perda dos movimentos. Por isso é importante fazer as pausas, se movimentar constantemente e manter a circulação sanguínea sempre ativa.

Doenças psicossociais - São aquelas que abrangem problemas como depressão, stress e outras de ordem emocional. Geralmente ocorrem devido à carga horária excessiva, pressão psicológica por resultados, alcançar metas impossíveis, ambiente hostil, etc. Essas situações podem causar tristeza e desânimo no trabalhador e comprometer sua produtividade.

É importante que as empresas estejam sempre atentas ao número de afastamentos, os reais motivos, e junto com a equipe de Segurança do Trabalho estudar medidas de prevenção para promover a saúde ocupacional.

Trabalhador saudável tem foco e produz mais diferente de quando se sente desconfortável. Na sua empresa há diálogo sobre esses temas? Você considera importante cuidar da saúde no ambiente de trabalho? Compartilhe suas ideias.