Treinamento em
Segurança do Trabalho

A segurança no trabalho é um dos principais fatores tanto para empregadores quanto para funcionários. A Norma Regulamentadora (NR 33) estabelece requisitos voltados para os espaços confinados. Mas, afinal, o que é espaço confinado? Basicamente, é um ambiente que possui restrição de entrada ou saída e não foi projetado para a ocupação humana contínua. A ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou caso exista alguma deficiência ou enriquecimento do próprio oxigênio.

Pela dificuldade estabelecida por essas condições de trabalho, os cuidados exigidos são grandes e o curso NR 33 é extremamente importante para garantir a saúde e a proteção dos colaboradores. Para isso, é preciso estabelecer normas de segurança no trabalho, que devem ser planejadas, programadas, implementadas e avaliadas por meio de medidas técnicas de prevenção, administrativas, para garantir o seu cumprimento, e ações pessoais e de capacitação para os profissionais que atuam nesses espaços confinados. A NR 33 possui ainda especificações sobre as diretrizes que devem ser seguidas nesses casos.

NR 33: trabalho em espaço confinado

Esse tipo de trabalho é especializado, e as atividades também demandam uma capacitação específica. A própria carga horária é distinta das demais áreas e todos os elementos exigem os treinamentos oferecidos no Instituto Santa Catarina. A capacitação com carga horária mínima de 16 horas é obrigatória por lei, realizadas dentro do horário comercial pelos trabalhadores autorizados e vigias.

Esse curso é composto por definições; reconhecimento, avaliação e controle de riscos; funcionamento dos equipamentos usados; procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; e noções de resgate e primeiros socorros. Também são abordados temas de legislação de segurança e saúde do trabalho, programas de proteção respiratória e operações de salvamento no caso dos supervisores.

Curso NR 33 online com certificado

Para facilitar ainda mais todo esse processo, o curso NR 33 pode ser realizado a distância, o que ajuda a economizar tempo e traz ainda mais praticidade na vida dos trabalhadores. Isso sem deixar de lado todo o conteúdo exigido e o conhecimento necessário para atuar nesses campos. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado que possibilita atuar em ambientes confinados. Tudo isso aprovado e dentro da exigência da lei e dividido em diferentes módulos. O método de estudo promove a compreensão sobre os temas e a máxima eficiência nas horas de aula. Há cursos tanto de Supervisor de Entrada em Espaço Confinado e NR 33 para Trabalhador Autorizado e Vigia quanto a Reciclagem NR 33 para quem deseja se atualizar, além da própria NR 33 comentada.

Treinamento NR 33

O treinamento NR 33 inclui avaliações depois de cada módulo, o que permite analisar a evolução e até mesmo retornar em algum ponto de deficiência. O aproveitamento exigido é igual ou superior a 70% de cada módulo para avançar para o próximo. Depois da aprovação, o aluno recebe um certificado que pode ser visualizado digitalmente e é entregue na casa do aluno no período de até cinco dias. Na hora de optar pelas melhores estruturas e opções de curso, o Instituto Santa Catarina é a principal escolha para investir cada vez mais no seu futuro profissional.