Treinamento em
Segurança do Trabalho
Preço: R$ 89.00
No boleto ou cartão
  • Avaliação do Curso

    4.0 - 144 Alunos avaliaram
  • Carga Horária

    20 Horas
  • Módulos

    11 Módulos
  • Público Alvo

    Todos os membros titulares da CIPA, suplentes eleitos, designados, secretário, profissionais da Saúde, segurança do trabalho, higienistas, gerentes de RH e interessados das diversas áreas.

Curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

Objetivo do Curso de CIPA

Objetivo do curso CIPA A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Conteúdo Ministrado

  • Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
  • Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
  • Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
  • Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
  • Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
  • Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
  • Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Funcionamento

1. Inscrição:
Escolha o curso, clique em comprar, matricule-se informando seus dados e crie um usuário e senha. Em seguida escolha a forma de pagamento.

2. Pagamento:

O pagamento poderá ser feito com BOLETO BANCÁRIO ou CARTÃO DE CRÉDITO em até 18x.

* Cartão de crédito: A liberação do curso acontecerá automaticamente após a aprovação da compra pela operadora de cartões.

* Boleto bancário: A liberação do curso acontecerá assim que o banco nos informar o pagamento, essa informação chega até nós no primeiro dia útil após o pagamento. Caso queira adiantar o processo, poderá anexar o comprovante em seu painel financeiro, em horários e dias comerciais, faremos a liberação assim que recebermos o comprovante.

3. Metodologia de Estudos:

O curso é composto por textos e vídeos em uma plataforma dinâmica, os vídeos são exibidos durante o decorrer do conteúdo, dessa forma os conteúdos multimídia são disponibilizados somente no formato online.

4. Avaliação:

O curso é composto por módulos, cada módulo possui uma pequena avaliação. O Aluno necessita ter um aproveitamento igual ou superior a 70% em cada módulo para automaticamente liberar o módulo seguinte.

5. Entrega dos Certificados:

Ao final, o aluno estando aprovado, emitiremos o certificado, é disponibilizado acesso a cópia digital via painel do aluno e o original seguirá pelo correios via carta registrada, devendo chegar ao endereço cadastrado em até 5 dias úteis (segundo os correios).

* Pessoa Física: O prazo para emissão é de até 24h após conclusão do curso.

* Pessoa Jurídica: O prazo para emissão é de até 48h após conclusão do curso, é disponibilizado acesso a cópia digital no painel da empresa e a via original para o endereço da empresa.

- Se você ainda possui dúvidas, poderá nos contatar pelos seguintes meios:

Telefone: (47) 3046-0045 ou 0800 932 0000 Ramal: 0045
E-mail: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc
Atendimentos online: pelo nosso site.

Certificação

Nossos certificados são válidos e aceitos e todo o território nacional. Os certificados dos cursos online e presenciais são idênticos na sua forma física e validade. Os cursos online estão amparados legalmente ao Decreto Presidencial n° 5.154 (23 de julho de 2004) Art 1° e 3° e também da Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II que discorre sobre Educação Profissional no Brasil.

Outros Cursos

A segurança dos funcionários é um tópico que vem sendo discutido e aprimorado a cada ano. Torna a prevenção de acidentes de trabalho e a saúde dos trabalhadores uma prioridade. Desta forma, a fiscalização é feita como uma rotina nas empresas e indústrias de pequeno, médio e grande portes.

Esta preocupação surgiu nas décadas de 1940 e 1950, no Brasil, quando as multinacionais chegaram ao país e trouxeram o conceito da prevenção de acidentes de trabalho. Criada com o intuito de incorporar esta cultura às empresas e fiscalizar, a CIPA da segurança do trabalho foi criada em 1944, amparada pela legislação brasileira.

Curso de CIPA online com certificado

Como esta comissão traz melhores condições para os trabalhadores, todas as empresas, independentemente do seu porte, segmento ou número de funcionários, precisam administrar a sua CIPA e passar por avaliações que irão dizer se o ambiente está ou não de acordo com as normas regulamentadoras trabalhistas.

Os benefícios da CIPA são inúmeros. Além de um ambiente mais seguro, ela procura fazer com que o número de acidentes e doenças relacionadas à rotina do trabalho diminua. Como? As empresas necessitam de pessoas especializadas no assunto para formar a comissão e manter tudo dentro das normas.

Pensando nisso, o Instituto Santa Catarina oferece um curso de CIPA, do qual podem participar membros titulares da comissão, suplentes, designados, secretário, profissionais das áreas de saúde, segurança do trabalho, recursos humanos e higiene.

Se você não pertence a nenhuma delas, mas é interessado no assunto, também pode fazer parte da turma.

O que é CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida pela sigla CIPA, é responsável identificar quaisquer tipos de riscos que os trabalhos e as funções oferecem para os funcionários e, desta maneira, prevenir acidentes e doenças.

Portanto, seu objetivo é fazer com que os funcionários e as empresas tomem medidas para preservar e promover a saúde.

Por meio de um plano de trabalho, a comissão pode participar da implementação e do controle de qualidade das ações preventivas necessárias para tornar o ambiente mais seguro. Além disso, ela realiza revisões e supervisa, periodicamente, a empresa para avaliar se o local e as condições de trabalho continuam seguras para os funcionários.

Dentro da empresa, CIPA traz segurança a partir da organização de reuniões mensais ou no período estabelecido em um calendário, que são realizadas durante o expediente de trabalho. Todas elas devem conter atas para o registro de todos os tópicos discutidos e decisões, sendo que todos devem conter as assinaturas dos cipeiros participantes. Elas se tornam documentos importantes, já que ficarão à disposição dos Agentes de Inspeção do Trabalho (AIT).

Treinamento CIPA

É de responsabilidade do empregador oferecer aos membros da comissão os artifícios necessários para que haja meios de como criar e implementar a CIPA. Assim, ela também se torna responsável por promover treinamentos para os cipeiros titulares ou suplentes, antes mesmo de tomarem posse de seus cargos.

Durante o treinamento, alguns tópicos devem ser passados para os participantes segundo norma regulamentadora ao longo das 20 horas obrigatórias de curso. Alguns deles são: estudo do ambiente, condições de trabalhos e riscos; noções sobre acidentes e doenças do trabalho e conhecimentos sobre as legislações trabalhista e da previdência.