Treinamento em
Segurança do Trabalho
Blog


Categorias
Nossos Cursos

01 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO - NR 07)

23 / Nov - - Categoria: PCMSO


NR-7 "Esta Norma Regulamentadora — NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional".

O PCMSO é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e é regulamentado pela NR 07, a qual é responsável pelas suas diretrizes e aplicação em todas as empresas que tenham acima de um funcionário.

O PCMSO, assim como o PPRA tem por objetivo promover e preservar a saúde do trabalhador enquanto contratado pela empresa. Ainda em suas atribuições é responsável por prevenir, mapear e diagnosticar riscos de saúde que podem sofrer os trabalhadores.

Dessa forma é preciso que seja analisado cada ambiente de trabalho, e observado suas particularidades, pois o risco de baixa temperatura apresentado na câmera fria por exemplo, não é o mesmo apresentado no setor de corte, como também não é o mesmo apresentado no almoxarifado, e assim por diante. Cada departamento precisa ter sua análise independente pois podem surgir diferentes riscos.

Assim como o PCMSO de uma loja de móveis é feito conforme suas características, uma construção, um abate de frango, um porto, cada empresa deverá realizar seu próprio estudo, seu levantamento de dados, é necessário que essas informações estejam o mais próximo da realidade, dessa forma será possível quantificar e dimensionar os benefícios após sua implementação.

Conforme abordado pela NR 07 a elaboração e implantação do PCMSO é de inteira responsabilidade da empresa, assim como seus custos com o programa, dessa forma a empresa deverá indicar um médico para desenvolver o programa.

O PCMSO é elaborado com base nas informações que foram coletadas no PPRA, sendo assim, ambos os programas precisam conversar entre si, para que dessa forma os resultados alcançados sejam os melhores.

A NR 07 prevê que o PCMSO seja elaborado e implementado, caso contrário a empresa está sujeita a multa. Mesmo que a empresa mostre o documento que justifica o programa mas ele não esteja sendo executado, o fiscal pode registrar que a empresa não possui o programa. Além do gasto desnecessário com multas, é preciso que a empresa esteja consciente que a saúde do funcionário precisa estar protegida.

A saúde do trabalhador é abordada em várias NRs, tais como NR 07, NR 09, NR 05(CIPA), todas elas fazem parte da grade de cursos do ISC. Já foi implantado o PCMSO na sua empresa? Ele está sendo executado e cumprindo as metas? Acesse nosso site e obtenha mais informações de como elaborar, implantar, e melhorar a saúde ocupacional em sua empresa.

Como o PCMSO influencia na qualidade de vida no trabalho.

Como o PCMSO influencia na qualidade de vida no trabalho O PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um programa que tem por objetivo promover e preservar a saúde e integridade do indivíduo no ambiente de trabalho, e foi estabelecido pela NR...

Como elaborar PCMSO? Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Como elaborar PCMSO? Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Objetivo O PCMSO tem como objetivo prevenir, identificar e combater possíveis riscos à saúde dos colaboradores relacionados ao trabalho. Este programa faz parte das iniciativas junto com o PPRA e vários outros para...

02 - Procedimento, Aplicação e Exames de Rotina (PCMSO - NR 07)

Procedimento, Aplicação e Exames de Rotina (PCMSO - NR 07) NR-7: "7.3.1 ...garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia; ...custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO..." A...

01 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO - NR 07)

NR-7 "Esta Norma Regulamentadora — NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do...
Nossos Cursos