Treinamento em
Segurança do Trabalho
Blog


Categorias
Nossos Cursos

Normas Regulamentadoras Comentadas: NR10, NR35 e NR 33

28 / Dez - - Categoria: NR 10 Segurança com Eletricidade


NRs comentadas

As normas regulamentadoras comentadas são especialmente indicadas para que quaisquer dúvidas que possam existir sobre suas disposições e aplicações possam ser sanadas e seus requisitos atendidos.

Listamos abaixo as três principais NRs comentadas. São elas:

NR 10 comentada

A NR 10 dispõe as exigências mínimas de segurança e de medidas de prevenção que devem ser tomadas para diminuir e eliminar os riscos com os trabalhos que requeiram atuação direta ou indireta do trabalhador com eletricidade.

O objetivo dessa norma regulamentadora comentada é de esclarecer como deve ser feita a implantação de procedimentos preventivos e de controle para garantir que esses trabalhadores tenham sua integridade física preservada.

A norma ainda dispõe que somente os trabalhadores capacitados e habilitados por meio de treinamentos técnicos específicos podem exercer essas funções.

Aplicação da NR 10 e o uso de SEP (Sistema Elétrico de Potência)

A aplicação dessa norma regulamentadora ocorre em todos os processos que envolvam o uso da eletricidade: desde a geração, transmissão, distribuição e consumo, na fase de projeto, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas, mesmo daqueles trabalhadores que exerçam suas funções nas proximidades dessas áreas.

Devido às diversas interpretações sobre a utilização do SEP, a NR 10 traz, em seu glossário, a definição oficial de SEP: conjunto de instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão, distribuição e a medição da energia elétrica.

Assim sendo, o SEP termina no ponto em que a energia é entregue ao consumidor.

NR 33 comentada

O objetivo da NR comentada 33, cujo título se refere à segurança e saúde em espaços confinados, é deixar clara a definição do que é um espaço confinado e da aplicação das medidas de segurança dos trabalhadores que desempenham suas funções em tais espaços.

Além disso, essa NR dispõe que a capacitação dos trabalhadores que permanecem no interior desses espaços, bem como a capacitação de seguranças e vigias, devem ser realizadas de maneira adequada para garantir que os procedimentos de segurança e salvamento sejam realizados corretamente.

Espaço confinado

De acordo com a disposição da NR 33, é definido como espaço confinado todo local que não foi projetado para a presença contínua de humanos. A entrada e saída de um espaço confinado são limitadas e a ventilação de tal espaço não é suficiente para eliminar a presença de agentes tóxicos ou para promover a oferta ideal de oxigênio.

A NR 33 dispõe, ainda, que antes de os trabalhadores serem enviados para tais espaços para exercerem suas funções, o empregador tem o dever de observar as condições estruturais de segurança do espaço (se há risco de desabamento, por exemplo) ou a presença de outros riscos.

O empregador deve deixar os espaços confinados bem sinalizados quanto aos seus riscos e garantir que poucas atividades sejam realizadas em tais espaços. Além disso, deve proibir a entrada de trabalhadores não capacitados nesses locais.

NR 35 comentada

A norma regulamentadora 35 passou por uma atualização em 2004 para que as disposições sobre os requisitos básicos de segurança a trabalhadores que exercem suas funções em alturas superiores a 2 metros pudessem oferecer mais proteção.

Os trabalhadores devem ser capacitados e habilitados a realizar suas funções na altura, bem como serem capaz de adotar medidas de controle e salvamento.

Deveres do empregador e do trabalhador

De acordo com essa norma, o empregador deve assegurar aos seus trabalhadores a análise de risco e, quando necessário, a emissão da Permissão de Trabalho (PT). Além disso, o trabalho só deverá ser iniciado depois que todas as medidas de proteção sejam adotadas.

O trabalhador, por sua vez, deve colaborar com o empregador na ocasião da implantação das normas de proteção e segurança. Deve, também, zelar não só pela sua própria segurança, mas também com a segurança de todas as pessoas que possam ser afetadas em caso de omissão de medidas preventivas de sua parte.

Considerações finais

Os requisitos básicos de segurança para garantir a integridade física dos trabalhadores e fazer com que os empregadores estejam em conformidade com as leis de segurança e saúde no trabalho não podem ser interpretados de maneira incorreta.
Por essa razão, as normas regulamentadoras comentadas são de grande valia para que não haja dúvidas ou eventuais contratempos.

 

NR 10 e os riscos do trabalho com eletricidade?

NR 10 e os Riscos do Trabalho com Eletricidade A NR 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade é um dos cursos mais procurados quando o assunto é Segurança do Trabalho. Grande parte das atividades numa empresa depende da eletricidade...

NR10 como evitar acidentes de origem elétrica

Como evitar choques eletricos O ambiente de trabalho oferece diversos riscos ao trabalhador, sendo que algumas funções ou setores da empresa são mais propícios a acidentes que outros. Essa situação exige que o trabalhador tenha...

Curso NR10 Técnicas de Análise de Risco

Analise de risco - Instituto SC O Curso NR10 oferece ao profissional toda a base de conhecimento necessária para trabalhar em atividades que envolvam eletricidade. O conteúdo programático oferece ao aluno uma série de informações...

Curso nr10 dicas para fazer aterramento seguro

Aterramento eletrico - Instituto SC Todo profissional antes de iniciar suas atividades deve ter conhecimento sobre o ambiente de trabalho, assim como todos os riscos envolvidos. O Curso NR10 fornece suporte para todas as atividades que tenham a eletricidade como elemento...

NR 10 - Como evitar choque elétrico no trabalho

Como evitar choques eletricos A NR 10 é uma norma que tem por objetivo garantir segurança e integridade física dos trabalhadores em todas as atividades que envolvam eletricidade. Ela determina condições necessárias como uso de...

Porque é preciso fazer o curso de NR 10?

Porque fazer o curso da NR 10 É fato que para desempenhar um trabalho de qualidade é preciso estudar, se especializar, e se manter atualizado em relação tanto ao mercado de trabalho quanto às exigências da área em que atuamos....

Energias renováveis em alta: a expectativa chega a 147 gigawatts (GW) adicionais só em 2016

Energias renovaveis Instituto SC Segundo recente relatório disponibilizado pela REN21, rede de interesses múltiplos em energias renováveis, a implantação de sistemas de geração de energia verde nunca foi tão bem sucedida...

O que é NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade

O que e NR 10 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos...

Equipamentos de proteção individual exigidos pela NR 10

EPIs exigidos pela NR 10 - Instituto SC Muitas atividades realizadas atualmente estão sujeitas a riscos, no entanto, aquelas que envolvem eletricidade e sistemas elétricos necessitam de maior atenção, tais como o uso de equipamentos de proteção...

Qual profissional está apto a trabalhar com a NR 10?

Quem pode trabalhar com eletricidade - Instituto SC A Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, prevê a saúde e segurança do trabalho nos serviços que envolvam eletricidade, de forma a garantir integridade...

Importância da NR 10 para eletricistas e engenheiros

De que forma a NR 10 contribui para a SST?

NR 10 - Dicas importantes para trabalhar com eletricidade

Como proceder quando ocorrer choque elétrico? - Curso NR 10

Falta de Conhecimento Técnico da NR 10 Gera Acidentes

Quem pode ministrar o curso de NR10?

Como funciona o curso NR10?

Curso NR10 - Quem deve fazer?

NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

NR10 PDF - A NR 10 em PDF

Normas Regulamentadoras Comentadas: NR10, NR35 e NR 33

Aplicação da NR 10 em Situações do Dia a Dia

NR 10 atualizada | Saiba o que dispõe a nova NR 10

Equipamentos de segurança obrigatórios pela NR 10

5 profissionais que podem fazer o curso NR 10 online

NR 10 e 16 (ELETRICIDADE E PERICULOSIDADE)

Nossos Cursos