Treinamento em
Segurança do Trabalho
Blog


Categorias
Nossos Cursos

Direção defensiva: entenda qual sua importância

15 / Fev - - Categoria: Direção Defensiva


Direcao Defensiva

Muitos acidentes de trânsito podem ser evitados seguindo os princípios da direção defensiva. Como o próprio nome sugere, a direção defensiva estabelece todos os procedimentos considerados corretos e que aumentam a segurança na condução de um veículo motorizado, seja ele automóvel, moto, motoneta ou ciclomotor.

Embora as situações que resultam em acidentes envolvam variantes como as condições das vias de tráfego, a direção de outros motoristas e quaisquer outros tipos de situações, como as climáticas que alterem a visibilidade, a direção defensiva diminui expressivamente as possibilidades de algo sair errado.

 

Objetivo da direção defensiva e o condutor defensivo

O motorista que se atenta às orientações e princípios da direção defensiva é chamado de condutor defensivo.

O condutor defensivo tem como característica principal a adoção de atitudes que previnam a ocorrência de acidentes e tem como objetivo não só sua própria segurança, mas a segurança dos outros condutores à sua volta.

Portanto, é possível afirmar que a direção defensiva tem como objetivo diminuir tanto as infrações como os acidentes de trânsito resultantes das inobservâncias das regras e procedimentos de tráfego considerados corretos.


Tipos e elementos da direção defensiva

A direção defensiva possui duas vertentes que podem ser classificadas da seguinte maneira:

Direção defensiva preventiva

Está relacionada a todas as medidas de prevenção de acidentes, observando os riscos iminentes e antecipando situações que podem causar os acidentes de trânsito.

Direção defensiva corretiva

Está relacionada a todas as situações enfrentadas pelo condutor defensivo em que ele possa aplicar medidas de correção para evitar acidentes de trânsito.

A direção defensiva depende de cinco componentes para que possa ser colocada em prática de maneira eficaz e com responsabilidade. São eles:

Habilidade de condução: para que o condutor se torne hábil, é preciso que ele disponha de aprendizado prático para conhecer profundamente as situações corriqueiras e os riscos iminentes do trânsito.

Atenção e foco: a via trafegada, bem como todas as situações de trânsito à sua volta, devem receber total atenção e foco do condutor. Dessa maneira, ele pode antever quaisquer situações de riscos vindas tanto da via em si, quanto de outros condutores.

Antecipação: esse componente é complementar e decorrente do componente anterior. O condutor defensivo deve ser capaz de antever quaisquer situações que possam colocar a ele e aos outros motoristas em risco.

Ação: o condutor deve ter a tomada de decisão para escolher rapidamente as alternativas das situações de risco para poder prevenir acidentes de trânsito.

Informação e conhecimento: para poder realizar todos os componentes anteriores de maneira eficaz e assertiva, o condutor precisa ter conhecimentos profundos das leis de trânsito. Essas normas de condução estão contidas no Código de Trânsito Brasileiro, que deve ser objeto de estudo e consulta constantes.

Por meio do conhecimento e da habilidade obtidos pela prática da condução, a direção defensiva é a garantia da diminuição da incidência de acidentes de trânsito. Obedecer a suas normas e atentar-se às leis de trânsito possibilita vias mais seguras a todos.

 

Você sabe qual é o Indice de Carga e a Velocidade dos Seus Pneus?

Para manter a segurança enquanto motoristas é necessário conhecer bem o automóvel o qual dirigimos, além é claro, de fazer revisão quando necessário. Outra informação importante e...

Direção Defensiva e a Importância da Revisão Veicular

Direcao defensiva e revisao veicular Direção defensiva envolve a forma como nos portamos no trânsito, seja quando estamos dirigindo ou sendo pedestres. Em todos os momentos é necessário ter atenção para que assim evitemos...

Direção defensiva: entenda qual sua importância

Direcao Defensiva Muitos acidentes de trânsito podem ser evitados seguindo os princípios da direção defensiva. Como o próprio nome sugere, a direção defensiva estabelece todos os procedimentos considerados corretos e...

A importância da Direção de Defensiva no Trânsito

Cada dia mais vemos aumentar o número de acidentes no trânsito, seja por falta de atenção, inexperiência, alta velocidade, e vários outros fatores. A direção defensiva por sua vez tem por...

Direção defensiva e primeiros socorros reduz acidentes

Diariamente vemos nos jornais como tem crescido o número de acidentes no trânsito, seja pelo excesso de velocidade, embriaguez, falta de atenção, entre muitas outras causas. É verdadeiro quando afirmamos que...

Direção Defensiva: Os dez mandamentos para a paz no trânsito

1 - Não matar – os veículos são instrumentos a serviço da vida, não seja imprudente; 2 - A estrada seja para você um instrumento de comunhão entre as pessoas, e não um local de risco a...

Simplicidade de uma frase do curso de Direção Defensiva salva vidas!

Quem já participou de cursos, desde a formação, reciclagem e outros já se deparou com esta tema, em alguma parte do material didático: Preveja o perigo, descubra o que fazer, haja a tempo vai conseguir prever...
Nossos Cursos